quinta-feira, 26 de maio de 2016

*Diocese de Quixadá afasta padre acusado de engravidar jovem de 15 anos em Quixeramobim*

Um escândalo envolvendo o pároco da Paróquia de São Francisco do Bairro da Maravilha, em Quixeramobim, Pe. Vitoriano Campos, tem sido um dos assuntos mais comentados no município desde o final de semana.

O fato é que o sacerdote teria mantido um relacionamento com uma adolescente de 15 anos e que possivelmente essa relação acontecia desde quando a garota tinha apenas 14. Com a notícia da gravidez da jovem, recaiu sobre ele a suspeita da paternidade da criança, o que só será confirmado através de um exame de DNA. Ocorre que com a divulgação do fato e sentindo-se intimidado, o padre resolveu deixar o município. Fiéis da Paróquia não souberam informar para onde Campos teria ido.

O fato chegou ao conhecimento da Diocese de Quixadá, e o Bispo Dom Ângelo Pignoli esteve na Paróquia da Maravilha, na tarde deste domingo, 22, onde realizou um encontro com moradores para dar alguns esclarecimentos sobre o ocorrido. Dom Ângelo informou que Vitoriano Campos está suspenso da ordem e não exercerá mais a função de padre até que o Vaticano  julgue o caso.

Com o afastamento do sacerdote, a Paróquia encontra-se sem pároco, e Dom Ângelo designou que padre Tiago, da Catedral de Quixadá, auxilie temporariamente na realização de missas e encontros no templo religioso. A reportagem entrou em contato com o delegado de Polícia Civil, Salviano de Pádua, que informou não haver nada oficialmente registrado, mas o caso deverá ser analisado. Se a Polícia comprovar que o padre manteve relacionamento com a jovem antes dos 14 anos, ele poderá responder criminalmente por estupro de vulnerável.

Durante a reunião com os paroquianos, o bispo teria afirmado que a Diocese prestará todo auxílio a menor e à sua família, inclusive psicológico.

_Blog Quixeramobim agora_

sexta-feira, 20 de maio de 2016

ATENÇÃO: Tropa da PM ameaça paralisar atividades se Ciro Gomes foi nomeado para a Segurança Pública


Até hoje Ciro diz que dentro da Polícia Militar existe uma milícia, mas não prova
Fonte: Ceará News
A possibilidade de o ex-governador do Ceará Ciro Gomes assumir o comando da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em substituição ao delegado federal Delci Teixeira, causou um a reação imediata na tropa da Polícia Militar. Oficiais e praças estão mobilizados a ameaçam paralisar imediatamente as atividades da Corporação caso o fato seja consumado.
O governador Camilo Santana (PT) não está propenso a admitir a mudança, mas sendo pressionado pelos Ferreira Gomes.  Oficiais do alto escalão – coronéis e tenentes-coronéis – já se reuniram informalmente e decidiram que, caso a nomeação de Ciro aconteça – todos entregarão seus cargos de comando e assessoramento  imediatamente. Já a tropa de rua foi mais além: Ciro assume e a PM paralisa.
Esta não é a primeira vez que Ciro Gomes tenta emplacar seu nome no comando da SSPDS. No segundo mandato de seu irmão Cid Gomes como governador do estado, chegou a prestar uma “assessoria” à Pasta, embora sem aparecer publicamente em tal função.
Nos bastidores da Polícia Civil, o nome de Ciro Gomes também é rejeitado, principalmente pelos delegados.
Milícia
Durante a campanha eleitoral para governador, Ciro Gomes desferiu repetidas acusações graves à tropa da PM, alegando que dentro da Corporação existia uma milícia responsável pelo crescimento das taxas de homicídios na gestão do irmão. E apontava o hoje deputado estadual Capitão Wagner (PR) como o “cabeça” da suposta organização criminosa fardada.
Ciro estimulou Cid a punir todos os PMs que tiveram a coragem de assumir publicamente serem eleitores do candidato opositor a Camilo Santana, o senador Eunício Oliveira (PMDB).  E Cid aceitou. Determinou que a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e do Sistema Penitenciário (CGD) instaurasse processos administrativos disciplinares (PAD) contra vários oficiais e praças.  Alguns foram ameaçados de expulsão das fileiras da PM.
A real possibilidade de Ciro assumir a titularidade da SSPDS, por estar desempregado, e Camilo receber pressões de Cid Gomes, aflorou a mágoa da tropa com as acusações  – não provadas – de que haveria na corporação uma “milícia”.
Ao assumir a chefia do Palácio da Abolição, Camilo Santana, no entanto, contrariou os Ferreira Gomes. Percebendo que havia recebido de Cid uma “herança maldita” em relação à Pasta da Segurança Pública, com taxas recordes de assassinatos, fez o contrário, buscou uma reaproximação do governo com os policiais militares e uma de suas primeiras providências foi determinar uma “anistia” aos militares que estavam sendo processados pela CGD. O passo seguinte foi encaminhar à Assembleia Legislativa a Lei das Promoções.
 Contudo, o rancor da tropa em relação aos  Ferreira Gomes, e, em especial, a Ciro Gomes, não desapareceu. Ainda assim, foram PMs que salvaram a vida do filho de Ciro, quando este foi baleado por marginais no Pré-Carnaval da Praia de Iracema, em janeiro último.
Por último, a tropa também não “engoliu” ainda, a recente exoneração do tenente-coronel  Cícero Henrique Bezerra Lopes da subchefia da Coordenadoria de Inteligência Policial (CIP), órgão subordinado diretamente ao Estado-Maior da PM.
Tido com um dos mais preparados e atuantes oficiais de inteligência no combate ao crime organizado (responsável pela desarticulação de dezenas de quadrilhas), Henrique teria, na visão do governador Camilo Santana e seus aliados na Assembleia, cometido um “erro” ao prender o seqüestrador (e fugitivo da Justiça de Pernambuco) Fernando Soares Simplício, o “Fernando Borel”, que há mais de oito anos exercia a função de assessor no gabinete de um deputado estadual, recebendo, portanto, alto salário na folha de pagamento daquela Casa. 
Definitivamente, a Polícia Militar abomina os Ferreira Gomes e está de “olhos bem abertos” diante das últimas e futuras decisões de Camilo Santana na área da Segurança Pública.
Por FERNANDO RIBEIRO 

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Sobral-CE: Operação do GAECO e PRF resulta na prisão de servidores do DETRAN de Sobral por fraude em concurso de habilitação




O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO-CE), órgão do Ministério Público do Estado do Ceará, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), deflagrou a “Operação Genius” na manhã desta quinta-feira (19/05), no município de Sobral. Foram cumpridos cinco mandados de prisão temporária, em que figuram como alvos servidores lotados na Regional do DETRAN daquele município, proprietários e funcionários de autoescolas; e oito mandados de busca e apreensão, tendo como alvo o DETRAN de Sobral, sedes de autoescolas e residências.
Os cinco presos na Operação Genius estão prestando depoimento neste momento no Fórum de Sobral. As medidas judiciais foram deferidas pelo Juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de Sobral ao atender os requerimentos formulados pelo GAECO-CE, que através de Procedimento Investigatório Criminal tem sob investigação um esquema de “venda de facilidades” em processos de habilitações fraudulentas de condutores de veículos automotores em Sobral. Foi constatado que muitos candidatos não tinham as mínimas condições de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pelas vias legais, principalmente candidatos não alfabetizados.
O nome da operação remete ao jogo da década de 1980 onde era gerada uma sequência de cores e o jogador precisava digitar corretamente a sequência para continuar jogando. Era dessa forma que os detidos facilitavam a emissão de CNHs.
Segundo o que foi apurado pelo órgão do MPCE, os envolvidos no esquema chegavam a cobrar propinas que variavam entre R$ 300,00 e R$ 2.700,00. Entre os presos, três são servidores do DETRAN e foram afastados de suas funções. Todos os detidos responderão pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa e corrupção passiva.



Fonte: Roberto Moreira

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Tabuleiro do Norte: Pistoleiro morre em confronto com a policia



Um homem foi morto e outros quatro fugiram após um confronto com a Polícia em Tabuleiro do Norte, distante 222 Km de Fortaleza. O grupo já era procurado pela Polícia por roubos a lojas na região e em cidades vizinhas. No local utilizado como esconderijo foram encontradas armas de fogo, munições, aparelhos celulares, um carro e pneus. A Polícia acredita que o grupo traficava drogas no local.

De acordo com o delegado titular da Delegacia Municipal de Tabuleiro do Norte, Luís Gonzaga Soares Neto, foi descoberto próximo à localidade de Currais, um veículo Renault Logan, com registro de roubo no Rio Grande do Norte. O automóvel estava escondido em uma estrada de acesso a um matagal, na tarde da última quarta-feira (11). Segundo Soares Neto, o trajeto termina em uma cabana, utilizada pelo grupo para refúgio.

FONTE🎥D.N

terça-feira, 10 de maio de 2016

São João do Jaguaribe: Quadrilha de pistoleiros e traficantes mata rival


Segue no Vale do Jaguaribe a violência imposta por duas quadrilhas rivais de pistoleiros e traficantes de drogas. Desde o começo do ano, pelo menos, 20 pessoas teriam sido mortas naquela região do Ceará por conta da ação dos criminosos. O mais recente assassinato ocorreu no fim de semana que passou.
O crime aconteceu na localidade de Sítio Raposo, na zona rural do Município de São João do Jaguaribe (a 220Km de Fortaleza), quando um homem, identificado como Raimundo José Lima Lopes, 41 anos, conhecido como “Raimundo do Alzenor”, foi executado com tiros de escopeta (calibre 12) na cabeça.
A violência do crime deixou assustados os moradores daquela localidade.  “Raimundo do Alzenor”  trafegava em uma motocicleta quando foi  vítima de uma emboscada numa estrada carroçável que dá acesso ao Sítio Raposo. O crime aconteceu por volta de 21h30 da última sexta-feira. Os assassinos fugiram sem deixar pistas.
Conforme investigações iniciais da Polícia, “Raimundo do Alzenor”  pode ter sido morto num crime de acerto de contas entre as duas quadrilhas. Ele seria integrante do bando de um bandido conhecido como João André, um dos grupos responsáveis pela matança que acontece entre os Municípios de Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Jaguaretama e Morada Nova, além de São João do Jaguaribe.
FERNANDO RIBEIRO - Ceará News

NOVIDADES PARA QUEM AGUARDA O EDITAL COM 4,2 MIL VAGAS PARA A PM-CE


Organizadora da seleção praticamente definida e três mudanças para quem deseja participar da seleção: de idade e exigência de CNH. A remuneração inicial para ser um novo soldado da Polícia Militar do Ceará é de R$ 3,2 mil.

Os 4,2 mil novos soldados representarão acréscimo de 26,08% ao efetivo atual da PM. Crédito: Divulgação

Segunda com quatro novidades para quem aguarda a publicação do edital do concurso público para 4.200 vagas de soldado da Polícia Militar do Estado do Ceará (PM-CE). 

O governador Camilo Santana sancionou e publicou no Diário Oficial do Estado de hoje três alterações na convocação dos aprovados e também há informações sobre quem venceu a licitação para organizadora da seleção. São elas:

Pessoas com menos de 18 anos, por exemplo, poderão se inscrever no concurso, desde que, se aprovadas, no início de curso de formação, tenham atingido a maioridade;

Pessoas com mais 30 anos poderão ingressar no curso de formação, desde que no momento da inscrição tenham menos de 30, idade limite para ingresso;

Ser portador de carteira nacional de habilitação (CNH), no mínimo, na categoria “B” até a data de matrícula no Curso de Formação Profissional;

Instituto AOCP venceu licitação e será a organizadora do concurso. O resultado deverá ser publicado nos próximos dias. 

Serão ofertadas, ao todo, 4,2 mil vagas, sendo 3.990 para homens e 210 para mulheres. Para concorrer é necessário possuir ensino médio concluído, idade de 18 a 30 anos e altura mínima de 1,62m para homens e 1,57 para mulheres. A remuneração inicial para o posto é de R$ 3,2 mil.


Os 4,2 mil novos soldados representam acréscimo de 26,08% ao efetivo atual da PM.

Último concurso ocorreu em 2013 com 3 etapas de seleção

O último concurso realizado para a Polícia Militar do Estado do Ceará (PM-CE) ocorreu em novembro de 2013 e abriu 200 vagas de Primeiro-Tenente (nível superior) com remuneração inicial de R$ 4.121,78.

Ao todo, o processo seletivo teve três etapas: Provas Objetivas com 120 questões de conhecimentos Básicos (50) e Específicos (70); Exames (médico-odontológico, biométrico e toxicológico); e Curso de Formação Profissional (com avaliações psicológica, físico, investigação social e provas finais).


Fonte : Diário do Nordeste

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Comparsa de suspeito de matar PM no Ceará é assassinado

Homem foi assassinado a tiros por uma dupla em uma moto.
Corpo do soldado é velado em Juazeiro do Norte nesta segunda.

Soldado Lemos foi assassinado durante troca
de tiros em Campos Sales, no interior do Ceará
(Foto: Arquivo pessoal)

Um homem foi assassinado em Campos Sales, na região Sul do Ceará, no início da tarde deste domingo (8). A Polícia Militar do município aponta que Antônio Lourenço Sousa da Silva, 25, tinha passagem por furto, roubo e tráfico de drogas, e era comparsa de Alex de Castro Aquino, suspeito de ser o autor dos disparos que mataram o soldado José Roberto Lemos, na manhã do domingo. O policial do Raio morreu em uma troca de tiros com criminosos. O corpo é velado na manhã deste segunda-feira (9), em Juazeiro do Norte.

Antônio Lourenço estava em uma calçada no Bairro Barragem quando dois homens em uma moto vermelha chegaram, efetuaram disparos contra Antonio e fugiram. Segundo o soldado Francisco Castro, da PM de Campos Sales, não houve troca de tiros.

O homem morreu no local. A polícia investiga se o crime foi motivado pelo envolvimento com o tráfico de drogas na região ou pela ligação com Alex de Castro Aquino, conhecido como "Zé Doido", suspeito de ser o autor dos disparos que atingiram o policial do Raio e que está foragido. "Eles eram vizinhos e comparsas", descreve o soldado Castro.

A Polícia informa que Alex de Castro é considerado um dos principais traficantes de Campos Sales e que segue em busca do suspeito.

Investigação e morte
O soldado José Roberto Lemos morreu em uma troca de tiros com criminosos em Campos Sales, no interior do Ceará, na manhã desta domingo (8). O corpo está sendo velado na casa do policial, no Bairro Pedrinhas.

Uma equipe do Raio (Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas) investigava um bar em Campos Sales que era utilizado com ponto de tráfico de drogas. Um grupo de policiais recebeu a denúncia da entrega de cocaína a traficantes de Campos Sales e preparou uma ação de emboscada para prender os suspeitos.

Uma mulher percebeu que os dois clientes eram policiais à paisana e alertou os proprietários do local. Houve troca de tiros. O policial Lemos foi atingido, chegou a receber atendimento do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) no local do crime, mas não resistiu.

Durante a ação, dois policiais do Raio que davam apoio aos policiais à paisana do lado de fora do bar trocaram tiros com os suspeitos de tráfico. Um segundo policial foi baleado no braço; ele recebeu atendimento no Hospital Municipal de Campos Sales e passa bem. Um dos suspeitos foi baleado e outro morreu no local.

Pelo menos dois suspeitos fugiram após a troca de tiros, mas os policiais investigam a participam de até cinco pessoas no crime. Testemunhas relataram a fuga em direção ao Piauí, na divisa com a cidade de Campos Sales.

9º policial morto no Ceará
Este foi o 9º policial assassinado no Ceará em 2016 e o segundo em 24 horas. Neste sábado, um policial foi assassinado durante uma troca de tiros em Sobral, na zona Norte do Estado. Segundo testemunhas, Antônio Anderson do Nascimento, 25 anos, estava à paisana e tentou defender um casal, que era alvo de tiros de dois bandidos. Conforme a perícia, o PM foi atingido no peito e morreu no local.

Fonte: G1

Ceará: Funceme – 2017 promete ser de bom inverno




Ceará. Ainda é cedo para previsão, mas 2017 poderá ter outro cenário e os cinco anos seguidos de seca no Ceará poderão chegar ao fim. Qual o indício que aponta para essa probabilidade? É o El Niño. O fenômeno, que atua para a ocorrência de estiagens no Nordeste, vem perdendo força com o desaquecendo das águas do Pacífico.

Com o enfraquecimento do El Ñino, vem ganhando corpo outro fenômeno: a La Niña. O oposto do “Menino” produz um esfriamento no oceano Pacífico. Um episódio climático, de influência global e regional, com possibilidade de favorecer o Semiárido cearense no ano que vem.

Os dados, ainda preliminares, estão sendo analisados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) a partir de gráficos recentes, de abril último, produzidos pelo International Research Institute for Climate and Society, da universidade de Columbia (EUA) - uma das parceira da Funceme.

De acordo com o meteorologista Raul Fritz, da Funceme, atualmente o aquecimento da porção do Pacífico que interessa para as previsões no Nordeste do Brasil está em 1,1º C. Já esteve 3º C acima da média, entre dezembro de 2015 e o começo de janeiro deste ano.

A tendência, segundo a previsão da época, era de que fenômeno não perderia força. O El Ñino estava no pico de intensidade e empurrava o Ceará para o quinto ano consecutivo de estiagem severa e uma quadra chuvosa com precipitações abaixo da média histórica (em torno de 804.9 mm de fevereiro a maio).

E se confirmaram as previsões da Funceme. As chuvas de março, principal mês da quadra invernosa do Ceará, foram 33% abaixo da média histórica.

Para o fechamento do trimestre de março-abril-maio deste ano, a previsão persiste com 70% de chances de ficar abaixo da média e somente 5% de ficar na categoria acima da média.

Um dos indicadores de acerto da Funceme é a baixa carga dos reservatórios cearenses até aqui. Hoje o volume de água dos 153 açudes do Ceará não passa de 13,3% da capacidade total. Um agravante para a travessia do quinto ano seco e mais prejuízos à vista para o Semiárido.

La Niña

Os gráficos do International Research Institute for Climate and Society mostram, de acordo com Raul Fritz, que no momento há uma possibilidade entre 60% e 70%, até o final do ano, do aparecimento do La Niña. “Ela, que é o oposto do El Niño, ajuda na qualidade de nossas chuvas. Ou, pelo menos, não atrapalha”, afirma o meteorologista. 

Para que se consolide a tendência de surgimento e permanência da La Niña em 2017, outras dados de previsão climática e de temperatura deverão ser colhidas dos oceanos Pacífico e Atlântico e cruzados em modelos matemáticos.

Há mapas que migraram da coloração laranja e vermelha - que indica aquecimento das águas do Pacífico - para uma macha azulada. Um sinal de que está se instalando um resfriamento e a possibilidade de atuação da La Niña no trimestre de dezembro-janeiro-fevereiro próximo. Falta, agora, a previsão para março-abril-maio do ano que vem. Exatamente o período da quadra chuvosa no Ceará. Então a expectativa é que os dados se consolidem e tragam a chuva tão necessária. 


Fonte: O Povo Online