quinta-feira, 16 de agosto de 2018

MPCE deflagra Operação "Fiel da Balança" contra falsidade e desvio de dinheiro público no serviço de coleta de lixo em Quixadá







Na manhã desta quinta-feira (16), o Ministério Publico do Estado do Ceará - por meio da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), com auxílio do Núcleo de Investigação Criminal (Nuinc), Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e Promotorias de Quixadá - com apoio da Polícia Civil, cumpriu mandados de busca e apreensão nas comarcas de Fortaleza e Quixadá. Batizada de "Fiel da Balança", a operação tem como objetivo combater crimes de falsidade e desvio de dinheiro público relativos ao serviço de coleta de resíduos sólidos no município de Quixadá.

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos na sede da Prefeitura de Quixadá, em residências de agentes públicos e privados e na sede da empresa RPC Locações e Construções Eireli-EPP. Além disso, a Justiça determinou afastamento do Prefeito Municipal e de secretários municipais. Além dessas medidas, foi determinada pelo Poder Judiciário a quebra dos sigilos fiscal e bancário dos investigados. A decisão judicial foi assinada pelo desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva.

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Fuzis que ‘furam blindado’ são apreendidos em Morada Nova, é a primeira vez que o armamento é apreendido no Ceará





A Polícia Civil do Ceará capturou uma organização criminosa envolvida em ataques a bancos e carros-fortes e apreendeu uma pistola importada e dois fuzis calibre ponto 50, arma de guerra com alto poder de destruição. Além do armamento, a polícia localizou explosivos e mais de 100 cápsulas de fuzis que seriam utilizadas em ataques a instituições financeiras.

Os homens foram presos durante uma operação da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) na última semana, na cidade de Aracati, litoral leste do estado. Já as armas de fogo, foram localizadas em uma fazenda em Morada Nova. Segundo a polícia, o local era utilizado como base para a quadrilha.

De acordo com o secretário da Segurança Pública do Estado, delegado André Costa, essa foi a primeira apreensão de um fuzil ponto 50 no Ceará. “Com a apreensão desse aparato de fuzis, certamente a gente evitou novas ações contra bancos e carros-fortes”, afirmou.




No total, a polícia apreendeu: Dois fuzis .50; Uma pistola calibre 40; 40 emulsões de explosivos; Coletes à prova de balas; Duas caminhonetes; Documentos falsificados; Mais de 100 munições. O delegado Ricardo Romagnoli, titular da DRF, afirmou que a quadrilha era investigada há cinco meses. 

Os homens são suspeitos de comandar diversos ataques a instituições de financeiras e veículos de valores no Ceará e em outros estados da região Nordeste, segundo o investigador. Romagnoli disse que há indícios de que o grupo tenha roubado três carros-fortes neste ano nas cidade de Aracati, São Luís do Curú e Mombaça. 

Nos três casos, a polícia encontrou cápsulas deflagradas da mesma arma que foi apreendida durante a operação da DRF. ‘Fuzil fura blindados’ O delegado comentou que o fuzil apreendido é de elevado poder de destruição, capaz de quebrar paredes de concreto e até furar carros blindados, como os que são usados em transporte de valores. Os tiros disparados pelo armamento atingem alvos a cerca de dois quilômetros de distância, segundo o delegado. “É uma apreensão inédita no estado, uma arma muito difícil de ser encontrada no país. 

É uma arma que atinge o alvo com precisão em cerca de dois quilômetros de distância. É uma arma de alto poder destrutivo, muito cara, considerada de alto valor econômico. Por isso, foi uma apreensão muito importante”, destacou. “Temos informações que essa quadrilha possa ter utilizado esse armamento. Estamos em contato com a delegacia da Polícia Civil da Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte porque houve diversos ataques a carros-forte nestes estados”.

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Bandidos esfaqueiam homem em Fortaleza porque o celular dele era barato





Um homem foi esfaqueado após ser assaltado no bairro Aracapé, em Fortaleza. Os bandidos queriam o celular dele, mas ao perceber que o telefone era barato, feriram a vítima. O crime ocorreu na tarde desta terça-feira (7). O Samu foi acionado para prestar atendimento.

Conhecido por Marcos, de 36 anos, a vítima caminhava pela Rua Iracema. Embriagado, o homem foi abordado por bandidos na calçada. Segundo moradores, os bandidos foram efetuar o roubo e, ao perceber que o aparelho era simples, o feriram no antebraço esquerdo com uma facada.

O homem foi encontrado caído em uma calçada da rua, ensanguentado, e precisou ser levado com ajuda dos socorristas para a ambulância. As lesões foram superficiais, e Marcos foi encaminhado para o Frotinha. A população reclama de insegurança na área.

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Dupla de bandidos assalta Mercadinho de Fortaleza e esquece de levar o dinheiro





Os homens forçaram funcionários a colocar o dinheiro do caixa em sacolas, mas saíram sem levá-las. Caso ocorreu no bairro São Cristóvão

Uma dupla de bandidos assaltou mercadinho à mão armada e esqueceu de levar o dinheiro. O crime ocorreu no bairro São Cristóvão, em Fortaleza, no fim da tarde desta quarta-feira (2).

Toda a ação foi registrada em vídeo e durou pouco mais de um minuto. Objetos de clientes foram tomados. A população, agora, pode ajudar a Polícia a identificar os bandidos.

Os criminosos chegaram em uma moto. Um, bem vestido, com blusa, calça e sapato social, dirigia o veículo. O segundo, que estava armado, usava blusa, bermuda e um boné. Enquanto o primeiro foi direto a um caixa, o outro mostrou a arma e anunciou o assalto. Os clientes logo puseram as mãos para cima, enquanto as operadoras dos caixas foram obrigadas a colocar todo o dinheiro, entre cédulas e moedas, em sacolas.

Fonte: Tribuna do Ceará