quinta-feira, 26 de março de 2020

URGENTE: Ceará registra primeira morte por coronavírus


A vítima é um idoso, de 72 anos, que tinha como comorbidade uma diabetes controlada


O Estado do Ceará registrou a primeira morte por coronavírus na madrugada desta quinta-feira (26). O Sistema Verdes Mares conversou com um familiar que confirmou a morte e citou a causa descrita em laudo. A reportagem aguarda o posicionamento da Secretaria da Saúde do Ceará. Essa é a quarta morte pelo novo coronavírus no Nordeste, sendo três em Pernambuco. 

A vítima é um homem, de 72 anos, identificado como José Maria Dutra, que residia em Fortaleza. Ele mantinha uma vida ativa e apresentava como comorbidade uma diabetes, e que era controlada, segundo o familiar. No laudo da morte consta que o idoso morreu em decorrência de uma "insuficiência respiratória causada por uma infecção pulmonar por Covid-19". 

Ele morreu por volta das 2h desta quinta e foi sepultado horas depois, por volta de 9h30, no Jardim Metropolitano, em Eusébio, na Grande Fortaleza. 

A rapidez no sepultamento atende à decisão da Justica do Ceará, assinada no último dia 20, que proibiu a realização de velórios de eventuais mortos em decorrência do novo coronavírus. A medida impõe que o enterro deve acontecer logo depois da liberação do corpo nas unidades hospitalares. 

No último dia 18, o idoso se dirigiu à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Edson Queiroz após sentir alguns sintomas de gripe, além de uma febre e falta de ar, de acorco com o parente dele que conversou com o Sistema Verdes Mares. Ele foi medicado e voltou para casa. 

Dois dias depois, na sexta-feira (20), o quadro de saúde piorou e ele voltou a procurar uma unidade de saúde, mas desta vez o Hospital São José. Desde então, a família vem cumprindo quarentena.

Ao chegar ao local, foi imediatamente encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) onde permaneceu até o registro de sua morte. 

Casos no Ceará

O Ceará registra 211 casos do novo coronavírus, conforme boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), no fim da tarde desta quarta-feira (25). 

Além de Fortaleza, que apresenta 196 pessoas infectadas com o vírus, também há manifestação da doença nos municípios de Aquiraz (6), Sobral (4), Fortim (1), Mauriti (1) e Juazeiro do Norte (1). Outros dois casos são de residentes de outros estados, sendo um da capital de São Paulo e outro de Uberlândia, em Minas Gerais.

O Ceará é o estado do Nordeste a concentrar o maior número de casos confirmados de coronavírus.

Covid-19 no País

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até 11h40 de quinta-feira (26), 2.589 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil com 63 mortos. A maior parte das mortes, 48 delas, ocorreu em São Paulo.

quarta-feira, 25 de março de 2020

Prefeitura no Ceará vai pagar gratificação de 30% a profissionais de saúde enquanto durar pandemia.


O prefeito de Uruoca, no Ceará, Kilsem Aquino, anunciou nesta quarta-feira, 25, o pagamento de gratificação de 30% sobre o salário minimo de profissionais de saúde do município, que estão na linha de frente das ações de enfrentamento ao COVID-19.

"Vão aqui, explicitamente, os nossos gestos de carinho, reconhecimento e gratidão aos profissionais de saúde, que, estão na linha de frente no enfrentamento ao COVID-19, no Município de Uruoca.

Estaremos pagando um adicional de até 30% sobre o salário mínimo vigente, aos nossos guerreiros, sem prevalência de vínculo empregatício, que estejam diretamente envolvidos nas ações de combate ao Novo Coronavírus.

Agradeço à Câmara Municipal de URUOCA, em nome de seu Presidente e de todos os demais Vereadores, que atendendo a nossa convocação, em menos de 24 horas, votou e aprovou três Mensagens de interesse do povo Uruoquense, dentre elas, a que concede gratificação aos profissionais da saúde." Registrou o prefeito.

sexta-feira, 6 de março de 2020

Restaurante em Fortaleza oferece prato especial grátis neste domingo para mulheres


Restaurante Quatro Estações, localizado na Avenida Bezerra de Meneses, 1391 com a Rua Dom Lino, oferece neste domingo, 08, no Dia Internacional da Mulher, uma feijoada especial para as 100 primeiras mulheres que chegarem para almoçar. 

Segundo o proprietário, essa é uma forma homenagear as mulheres cearenses. Além do prato especial, o estabelecimento oferece um cardápio diversificado e música ao vivo com o músico Paulo Carneiro para seus clientes, a partir do meio-dia. 

Serviço 

Bar & Restaurante 
Segunda., terça e quarta, das 17 às 00h.
Quinta-feira das 17 às 1h.
Sexta e sábado das 13 às 2h.
Domingo das 12 às 00h.
Não cobra 10%
Música ao vivo 
Contato: (85) 98897 1977